quinta-feira, 9 de abril de 2015

Rogério Ghomes na sp-arte 2015







































Rogério Ghomes, Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC SP.
Contemplado com o Prêmio Conexões Artes Visuais FUNARTE/Petrobras com o projeto Campo Expandido: a convergência das imagens [2013], Prêmio Bienal de São Paulo para artistas brasileiros com exposição no exterior ARCO Madrid [2010].

















































Participou de mais de 40 exposições nacionais e internacionais, cabe destacar as individuais: Donde estoy, estoy a te esperar. MARP Museu de Arte de Ribeirão Preto. Sinto saudades de tudo, inclusive de mim. Centro Cultural Sistema FIEP, Todos precisam de um espelho para lembrar quem são. Ybakatu Espaço de Arte, Galeria Funarte Fayga Ostrower, Centro Cultural Recoleta. Território Ocupado, Paço das Artes.
Destacamos as coletivas Território Estrangeiro, MUMA Museu Metropolitano de Curitiba, Coleção Pirelli MASP de Fotografia, Ecuentros Abiertos, Foto Arte de Brasília, Visões Paralelas, FotoRio, XII Mostra de Gravura, Curitiba PR, III Bienal Internacional de Fotografia Cidade Curitiba, Nefelibatas MaM SP, Ponto Cego MIS SP, Panorama de Arte Brasileira MaM SP. VI Bienal de Havana.
Suas obras integram as coleções: MAC PR, MAC USP nova sede, Joaquim Paiva MAM RJ, MAM SP, Pirelli MASP, Fundação Cultural de Curitiba e McLaren.

www.rogerioghomes.com


 

 

 


quarta-feira, 8 de abril de 2015

Fabergé Egg em Instalação interativa na Harrods
























A icônica marca de jóias Fabergé, fez um trabalho com a agência de criação  Justso e Projection Artworks, para desenvolver um ovo interativo virtual para sua campanha de Páscoa na Harrods.
Stuart Henry, desenhista premiado internacionalmente, concebeu a ideia do ovo virtual, numa instalação de arte com projeção interativa, onde exibiu o ovo em 3D, onde a projeção emitisse fragmentos em suspensão, produzindo um efeito de explosão.

"Trabalhando com nossos parceiros, estrapolamos os limites da projeção mapeada. e utilizamos a tecnologia mais recente. A jóia da nossa coroa para a instalação foi um modelo em formato de ovo 3D de 1,5m, possivelmente a forma mais difícil de se projetar. A ilusão de projeção desencadeada com cada projeto, dá a impressão de que o ovo é detonado", explica Stuart Henry.
Cada cor da sequência explosiva representa as quatro estações, com Esmeralda para a Primavera, Rubi como Verão, a Safira como Outono e  Diamante como o Inverno.
Este efeito é emulado e emitido através de fragmentos em suspensão, através de 18 metros de janelas existentes, formando o desenho escolhido pelo observador que utiliza a interatividade da obra.



 

"A maioria das projeções ao ar livre não estão sujeitas à luz do dia, mas era imperativo para a projeção ser visível à todo momento", disse Justso.
Como resultado, foi necessário a utilização de 14.500 lux, que é a medida de luz visível por metro quadrado. Para colocar isso em perspectiva, os ajustes tiveram que ser calculados para ser duas centenas de vezes mais brilhante do que em uma projeção típica num edifício externo.
fonte: http://www.urdesignmag.com/art/2015/03/27/faberge-interactive-egg-installation-at-harrods/